SELEÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE JUSTIÇA EM SALV
SELEÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE JUSTIÇA EM SALV
Começam a ser selecionados agentes comunitários de Justiça em Salvador
Publicada em 23/01/2013 16:28:34
As inscrições para o processo seletivo de Agentes Comunitários de Justiça foram abertas nesta quarta-feira (23/1).
Os selecionados irão trabalhar no Núcleo de Justiça Comunitária de São Bartolomeu, que é um projeto da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) em parceria com o Programa de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
Segundo Jossineide Santos, assistente social, o trabalho que a equipe multidisciplinar da Casa da Cidadania vai desenvolver é o de treinar pessoas para mediar conflitos de maneira equilibrada e imparcial. “Nosso trabalho hoje é fazer com que as pessoas cheguem a um acordo com tranqüilidade”, afirmou.
Requisitos
Para participar da seleção, os interessados devem preencher requisitos específicos, tais como ter o ensino fundamental completo, já desenvolver trabalhos sociais na comunidade e residir nos bairros de São Bartolomeu, Plataforma, Alto do Cabrito, São João do Cabrito ou Itacaranha.
O contrato é em regime de voluntariado, mas o agente receberá uma bolsa auxílio e deverá dispor de 5 horas semanais para se dedicar ao trabalho.
“A estrela do nosso projeto é o agente comunitário.
Ele vai estar aqui para orientar a comunidade”, contou Luís Cláudio Costa, advogado, ressaltando que já está formada a equipe que vai identificar e selecionar, entre os inscritos, pessoas da comunidade que têm o perfil desejado.
A estudante de Pedagogia e Serviço Social, Aracy Costa, também se inscreveu para a seleção. Para ela, tudo o que pode ser feito para melhorar a convivência na comunidade é bem-vindo.
“Nós, na condição de educadores e pais, precisamos transformar nosso mundo a partir de agora e com ações como essa”.
O projeto pretende dar à população acesso a diversos serviços públicos como Justiça e defesa dos direitos humanos.
Os agentes comunitários selecionados comporão uma equipe multidisciplinar e participarão de oficinas de capacitação para atendimento em mediação de conflitos.
Segundo Jamile Santos, Coordenadora da Casa da Cidadania, ainda na próxima segunda-feira, 28, será organizada uma dinâmica com os selecionados e na terça, 29, começa a capacitação para mediação de conflitos.
As inscrições continuam nessa quinta-feira (24), de 9 às 14hs, na AMPLA, situada à Praça São Braz n° 14, ao lado da Igreja Católica São Braz.
O bairro de Itinga, situado na cidade de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, também vai selecionar agentes comunitários.
Os requisitos são os mesmos para os candidatos residentes em Salvador e a inscrição deve ser feita apenas nesta quinta-feira, 24, de 9 às 12hs, na Escola Municipal Eurídes Santana (antigo Sesi), Estrada da Jaqueira, s/n, Itinga.
FONTE : https://www.tribunadabahia.com.br/2013/01/23/comecam-ser-selecionados-agentes-comunitarios-de-justica-em-salvador